16 de julho de 2011

COPA AMÉRICA - BRASIL - Análise de Desempenho da 1º Fase

|
foto: Agência Estado
Com um pouco de sofrimento, a seleção brasileira se classificou, como primeira colocada no grupo B da Copa América, que agora entra em sua fase de mata-mata. Buscando uma renovação e um reencontro com a filosofia de jogo do país, a equipe mostrou uma evolução ao longo das três partidas que disputou.

Trago aqui alguns indicativos dessa evolução, retirados do site oficial da Conmebol, e estudados por nós, da equipe TAKTIKUS.

Considerando, primeiramente, o posicionamento dos jogadores em campo, e as modificações efetuadas por Mano Menezes, observamos melhoras em alguns aspectos já citados no blog.

As imagens ao lado mostram com fidedignidade o posicionamento de cada jogador nos três jogos da primeira fase da competição. Para a definição de cada posicionamento na imagem, foi observado o deslocamento de cada jogador durante todo o jogo.

O posicionamento de Ramíres pode nos trazer muitas reflexões. Ao longo dos três jogos, o jogador, foi, progressivamente, adotando um comportamento mais ofensivo, por dois motivos.

O primeiro, pela necessidade de ajudar Ganso na construção das jogadas, além de se envolver nas movimentações ofensivas da equipe, cada vez mais frequentes. O outro motivo foi pela melhor assimilação da compensação defensiva feita pelos laterais. No primeiro jogo, Ramíres foi visto muitas vezes pela esquerda, cobrindo descidas de André Santos. No último jogo esse comportamento praticamente não foi visto, com André se resguardando ou sendo compensado por Maicon, do outro lado.

Outro posicionamento que podemos considerar para análise é o de Neymar. Com a mudança de Jádson no lugar de Robinho, no segundo jogo, Neymar passou a jogar mais próximo de Pato, se movimentando por todo o setor ofensivo, ao contrário do primeiro jogo, em que se plantou na esquerda, se movimentando muito pouco. Na volta de Robinho ao time titular, Mano tomou cuidado para não limitar Neymar novamente, posicionando Robinho como meia, ajudando Ganso, e soltando o camisa 11. (Veja abaixo o Mapa de Calor do posicionamento de Neymar, nos três jogos)



A melhora do futebol da seleção brasileira é notável, mas sabemos que os jogadores ainda podem se superar. Para conquistar a Copa América, o futebol deve ser ainda mais vistoso, imaginando uma final frente a Argentina. Isso é evidenciado pela análise dos passes da seleção, no primeiro e terceiro jogos.

A quantidade de passes aumentou significativamente. De 228 a 317, sem perder a efetividade (83 e 85%). As melhoras nos índices de Robinho e Ganso também servem de indicadores. Robinho foi de um aproveitamento de 78 para 90%. Já Ganso saiu do péssimo 58% para o moderado aproveitamento de 74%. A expectativa e a esperança é que esses números aumentem ainda mais.

Domingo, os números têm de ser ainda melhores. A já conhecida equipe do Paraguai é muito forte e exigirá ainda mais dos jogadores brasileiros. As expectativas são grandes para uma apresentação ainda melhor da seleção. E pra você, a seleção melhorou? Consegue a vitória diante o Paraguai? Ou volta pra casa?

Guilherme Carinhato
Equipe TAKTIKUS


|

Nenhum comentário:

Postar um comentário