13 de julho de 2011

COPA AMÉRICA - URUGUAI: uma formação interessante!

|
A seleção uruguaia não tem convencido, dois empates e uma vitória, assim como a sua próxima rival, a Argentina. A ‘Celeste’ tem jogadores de qualidade, foi a melhor seleção sulamericana na Copa do Mundo (4ª colocada) e já esperava pelo futebol apresentado na Copa América. Diferentemente das outras favoritas (Argentina e Brasil), o futebol uruguaio não é dos mais apurados, mas há de se parabenizar o técnico Óscar Tábarez, que apresenta uma formação diferente no futebol.

Tábarez trabalha no 4-2-3-1, sendo que nessa formação temos dois volantes de contenção (Arévalo e Perez), que tem Arévalo como o principal homem de marcação, como um cão-de-guarda da zaga celeste e Perez que pouco sai da sua zona, concedendo segurança ao Uruguai. (Ver figura abaixo)

(Clique na imagem para ampliá-la)


Com esses dois volantes, há uma maior investida dos laterais, principalmente pela esquerda com A. Pereira, que sempre aparece no ataque. Os meias C. Rodríguez e González pouco avançam e ajudam mais na marcação do time uruguaio, deixando a armação das jogadas para o jogador do meio, Forlán, que tem categoria de sobra para dar assistências para Suarez, que usa da sua velocidade para tentar sair por trás dos zagueiros.

Uma característica interessante de Suarez é que, cai pelos dois lados, auxiliando a possível chegada de um dos meias e/ou dos laterais e faz parede para tentar armar algum lance de gol junto com Forlán.

As substituições feitas surtem um efeito interessante na seleção uruguaia, com a entrada de Eguren e Lodeiro, sendo que assim o time muda para um 4-3-1-2, usando essa formação para ter maior aproximação de seus jogadores, permitindo uma melhor troca de passes e a manutenção da posse da bola, como foi feito no jogo diante do México. Assim, impossibilita o adversário de pressionar no final da partida e ainda aproxima Forlán de Suarez, podendo assim, surgirem mais jogadas de perigo para o adversário. (Ver figura abaixo).

(Clique na imagem para ampliá-la)


O duelo ante os donos da casa vai ser bastante interessante, pois o Uruguai pode tentar minar Messi com Arévalo no pé do craque e ainda impedir as infiltrações de Di Maria e Aguero pelas pontas, e ainda saindo pra jogar com Forlán e usar da velocidade de Suarez para surpreender a zaga argentina. Vamos esperar e ver qual será a estratégia usada por Batista para superar a defesa celeste. Que esse seja um bom jogo para encher os olhos daqueles que gostam de um bom futebol, este, que está ausente até agora na Copa América.

Fernando Graças
Equipe TAKTIKUS
|

Um comentário:

  1. O interessante do Uruguai é que o esquema tático não é "preso". Os jogadores tÊm certas liberdades que fazem com que a formação mude de acordo com a situação do jogo. Gonzales muitas vezes recuava formando uma linha com os outros volantes, Forlán se aproxima bastante de Suáres, Rios ora fica mais preso, ora sai mais pela esquerda... é um 4-2-3-1 que varia pra 4-4-2 em losango, 4-4-2 com 2 volantes e 2 meias, tudo dependendo dessas movimentações, que são sincronizadas e trabalhadas.

    ResponderExcluir