25 de julho de 2011

COPA AMÉRICA - URUGUAI CAMPEÃO

|
foto: Getty Imagens

Talento, aplicação, coletividade e organização.
Essa foi a Seleção Uruguaia, maior campeã da América do Sul, com agora 15 títulos de Copa América!

Na final de um torneio equilibrado, Uruguai e Paraguai, duas equipes que de coadjuvantes souberam se tornar protagonistas, eliminando os dois inevitáveis favoritos - Argentina e Brasil.

A equipe uruguaia, invicta no torneio, já havia mostrado sua força ao eliminar a equipe anfitriã, mesmo contando com um jogador a menos. Apesar de possuir peças individuais fundamentais (Forlán, Suárez, Muslera e Lugano), foi o futebol jogado de forma coletiva e organizada que garantiu a vaga na finalíssima.
Já a equipe paraguaia, até então, havia empatado todas as partidas que disputara, somente garantindo sua vaga na final através de vitórias em disputas de pênaltis.

(clique na imagem para ampliá-la)
Assim, desde o início foi possível perceber propostas de jogo totalmente distintas entre as equipes. Enquanto o Paraguai buscava um jogo mais defensivo e de menor velocidade, a Seleção Uruguaia se mostrava agressiva, atuando de forma dinâmica e ofensiva.

O Uruguai optou por manter o sistema de jogo que havia utilizando desde a lesão de Cavani, o 4-4-1-1, com Cáceres preso à linha defensiva e Maxi Pereira avançando mais pelo lado direito do campo. Forlán era o encarregado de se aproximar de Suárez para estruturar as ações ofensivas. No lado paraguaio, a opção pelo 4-4-2 acabou se desdobrando em um 4-1-4-1, com Victor Cáceres marcando Forlán e Zeballos recuando para acompanhar as investidas de Zeballos.

Porém, foi a postura defensiva adotada pela equipe uruguaia que definiu a partida. A seleção albi-celeste marcou de forma avançada, pressionando a todo momento em busca de retomar a posse de bola. Com ela nos pés, buscava-se a genialidade de Forlán e Suárez.

A Seleção do Paraguai pouco pode fazer, já que o seu principal articulador de jogadas, Néstos Ortigoza, a todo momento era pressionado pelo volante Arévalo Ríos (jogador que, apesar de ser pouco falado, foi fundamental para o sucesso uruguaio nessa Copa América).

Assim, de forma incontestável, a Seleção do Uruguai conquistou seu 15° título de Copa América, confirmando o que já havia sido apresentado na última Copa do Mundo: é o retorno do tradicionalíssimo futebol uruguaio, fruto de jogadores talentosos e de um ótimo trabalho à longo prazo, comandado pelo mestre Oscar Tabárez.

Confira aqui os melhores momentos da partida:



Rodrigo Coelho
Equipe TAKTIKUS

|

Nenhum comentário:

Postar um comentário