25 de julho de 2011

O mito do "PÊNALTI É LOTERIA" e a teoria do "PÊNALTI PERFEITO"

|



- Brasil x Itália, Copa do Mundo - 1994;
- Brasil x Holanda, Copa do Mundo - 1998;
- Itália x França, Copa do Mundo - 2006;
- Argentina x Uruguai, Copa América - 2011;
- Brasil x Paraguai, Copa América - 20011.

É simples perceber o que os jogos citados acima têm em comum: todos foram definidos em cobranças de penalidades máximas.

Tantas e tantas vezes ouvimos a frase "Pênalti é loteria...
Claro, esta geralmente é pronunciada principalmente após cobranças perdidas e consequêntes derrotas.

Julgar o Pênalti como um jogo de sorte/azar é simplesmente se ausentar de responsabilidade, tanto para o batedor, quanto para o defensor. A sorte nada mais é do que um mero coadjuvante, seja na cobrança de penalidades ou mesmo durante os 90 minutos, em que os fatores primordiais para um bom desempenho são a competência técnica, a conscientização tática e o equilíbrio psicológico.

Sabemos que, no Futebol Moderno, cada vez mais profissionais fazem uso da ciência para melhor preparar seus atletas. São treinadores, preparadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas... e por ai vai! O que poucos sabem é que, mesmo no momento da cobrança das penalidades, a ciência também se faz presente!

Pesquisadores de diversas universidades do mundo realizaram estudos sobre esse momento-chave no Futebol. Os resultados obtidos mostraram a existência de uma cobrança de pênalti perfeita, de fato, existe!

Os cientistas mediram o tempo que o goleiro demora para chegar a diferentes pontos no gol. Com essa informação, é possível apontar o melhor lugar para se realizar a batida e calcular a que velocidade esta deve estar para que o goleiro não chegue a tempo de defendê-la.


- A localização do chute deve ser no meio dos 4 retângulos superiores, pois é um lugar difícil para o goleiro defender, mas não tão arriscado caso o cobrador erre um pouco na precisão;
- A velocidade acima de 80 km/h garante que a bola chegue nesse ponto do gol antes do goleiro, mesmo que este se antecipe ao chute.

Seguindo essas dicas, a porcentagem de acerto na cobrança chega a 90%!
Só não atinge 100% pois a possibilidade do erro humano existe, principalmente nos casos de maior pressão psicológica.

Dessa forma, é inadmissível que treinadores, batedores e goleiros ainda façam uso dessa frase sem fundamento nenhum. Pênalti não é loteria. Pênalti é estudo, preparação e treinamento!

(Essa postagem é uma homenagem ao Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred, mas principalmente ao professor Ronald Ranvaud, que já teve que aturar todos nós da Equipe TAKTIKUS em sua sala de aula!)

Rodrigo Coelho
Equipe TAKTIKUS

|

2 comentários:

  1. A equipe TAKTIKUS, poderia encaminhar a CBF a/c do Mano Menezes esta excelente matéria sobre a simples tarefa de bater pênaltis. Para quem ganha milhões, deveriam ter 100% de aproveitamento.
    Parabéns pela matéria.

    Ass.: Mac

    ResponderExcluir
  2. He descubierto vuestra página de casualidad y me parece muy interesante. Os recomiendo en mi blog para que todos los que pasen por mi página puedan conocer está.

    Un saludo desde España y enhorabuena por la iniciativa.

    Alex Ortiz

    ResponderExcluir