16 de maio de 2011

SANTOS CAMPEÃO PAULISTA - O que Muricy arrumou no time do Santos?

|
Foto: Marcos Ribolli/Globosporte.com

O Santos, mais uma vez, é Campeão Paulista,  são quatro vezes nessa última década e, novamente, com muito brilho e esplendor. Um time de classe, com muita técnica, jogadores que fazem a diferença e, um técnico que fez a diferença.

Muricy tem como principal marca, não tomar gols pelas equipes por onde passa e com o Santos não seria diferente. O treinador chegou e sabia que o Santos seria um time espetacular, se soubesse também jogar sem a bola. No vídeo vocês verão o que o time do Santos tinha de errado em sua defesa para sofrer tantos gols como vinha sofrendo antes da chegada de Muricy Ramalho.






Podemos notar a falta de compactação da equipe em uma situação de transição rápida da defesa para o ataque do time adversário, pois os laterais do time praiano subiam para ajudar no ataque, mas não faziam a recomposição, deixando um espaço grande entre defesa e meio-campo do Peixe, bem como os jogadores de meio-campo.

Muricy chegou e arrumou a casa, pois não há mais avanço do time com os dois laterais juntos e sim, um de cada vez. Temos um volante mais fixo, no caso Adriano, e Elano e Arouca avançam, mas ajudam na marcação com os laterais, sendo o primeiro pela direita e o segundo pela esquerdaEsse fator foi bastante visível na final contra o Corinthians, pois Arouca foi bastante acionado, porque o time do Santos fazia todas as suas jogadas de ataque por aquele lado, pois ali estava o craque Neymar, que com a ajuda de Léo, conseguiu fazer boas jogadas por aquele setor.

Há quem diga que Muricy acabou com a ofensividade e com o espetáculo do time do Santos, mas é válido lembrar que com o mesmo esquema e com o mesmo time de antes de sua chegada, o Santos parou de tomar tantos gols e não diminuiu a sua ofensividade, pois Elano e Arouca ainda tem liberdade para ajudar no ataque e, atacando um lado por vez e com Ganso ou Alan Patrick se aproximando dos atacantes, o time ainda consegue se defender bem ao perder a posse da bola.

O Santos jogou como um campeão, com a posse da bola no campo de ataque, apesar de ter menos posse do que o adversário na partida inteira, preocupando a defesa adversária por todo o tempo, criando chances e não permitindo a infiltração do Corinthians à sua defesa. Com uma ajuda de Júlio César depois de um lance brilhante de Neymar e mesmo com uma falha do goleiro Rafael, o Peixe se sagrou Campeão Paulista com muito merecimento.

O Santos chega como favorito para o jogo de quarta-feira contra o Once Caldas pela Libertadores da América, mas não pode deixar que o cansaço o atrapalhe e, como não tem tomado gols, possivelmente consegue a classificação diante da sua torcida.

Fernando Graças
Equipe TAKTIKUS
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário