23 de abril de 2011

ANÁLISE DE GOLS - CORINTHIANS - 1º Fase Campeonato Paulista

|


Classificado em 3º, na primeira fase, o Corinthians pega o Oeste, pelas quartas de final do Paulistão. O técnico Tite deu declarações confiantes para a segunda fase do campeonato, e que o time provará que crescerá na hora certa.

Pautado em seus testes e observações, Tite teve toda a primeira fase para adequar a estrutura tática deixada por Mano Menezes aos seus costumes e preferências. Mesmo não tendo o desempenho esperado pela torcida, o técnico tem motivos para a confiança depositada em seu trabalho e em sua equipe.

A chegada de Liédson deu mais fluência ao 4-2-3-1, que, por ora, parecia estagnado. Com muita movimentação no setor de ataque, ultrapassagens e lançamentos tornaram-se constantes durante o ano.

Para entender um pouco mais a equipe, fizemos uma análise dos gols da equipe nas 19 rodadas da primeira fase do Paulistão.

Autor
Gols
Assistências
Liédson
10
-
Dentinho
3
2
Paulinho
3
-
Fábio Santos
3
-
Willian
2
1
Ramírez
2
1
Alessandro
1
1
Chicão
1
-
Danilo
1
-
Ralf
1
1
Jorge Henrique
1
-
Paulo André
1
-
Bruno César
1
4
Roberto Carlos
1
-
Edno
1
1
Morais
-
5
Moacir
-
1
Gol Contra
1
-

Com 33 gols feitos, e 12 tomados, o Corinthians foi o dono do melhor saldo da competição, 21. Indicativo de um equilíbrio ofensivo/defensivo da equipe.

Dos 33 gols, Liédson desponta como o artilheiro. 10 gols. Essa marca mostra o perfeito encaixe do jogador no sistema tático. A movimentação do atacante, nesse sistema, é fundamental. Ela abre espaços para que os três meias realizem infiltrações e enfiadas de bola para o próprio atacante. E Liédson tem, aliado a movimentação, o faro de gol.

Podemos constatar outros fatos observando as assistências. Morais e Bruno César, juntos têm 9. Ambos os jogadores se alternaram na titularidade da equipe. Dividiram a camisa 10, e assim como Liédson, são fundamentais à equipe.

No esquema com 3 meias, um jogará mais centralizado, enquanto os outros dois, abertos um em cada lado. O meia mais centralizado, no caso, Morais ou Bruno César, ao longo do campeonato, geriram o ritmo do time, encontrando os espaços abertos pelos companheiros com passes e ultrapassagens. Caso um dos dois tivesse uma maior sequência de jogos, apresentaria melhores números e cairia nas graças da torcida, assim como foi com Bruno César, no ano passado.

No campograma abaixo, mostramos a localização das finalizações da equipe que resultaram em gol. Uma maior concentração em frente da pequena área deve-se as desmarcações de Liédson, em meio a sua movimentação. (Vídeo - Ações Ofensivas - Liédson)

Campograma - Localização das finalizações que resultaram em Gol

O Timão entra em campo, hoje, e Tite terá a chance de provar que conseguiu se aproveitar do processo de treinamento, com observações e testes, extraindo assim, o maior rendimento da equipe, na fase decisiva.

Guilherme Carinhato
Equipe TAKTIKUS


|

Nenhum comentário:

Postar um comentário