7 de março de 2011

Princípios Táticos Defensivos (parte I) - PRINCÍPIOS OPERACIONAIS

|


Vimos nas postagens anteriores que o futebol é uma modalidade esportiva coletiva estruturada na cooperação entre os jogadores de uma mesma equipe e na oposição entre os elementos das duas equipes adversárias (VEJA AQUI). Essas características fazem do jogo de futebol uma modalidade na qual interagem ações individuais e que acarretam nas ações do grupo. É nesse contexto que o treinador deve intervir elaborando a melhor proposta tática para uma equipe (VEJA AQUI).

No futebol, por se tratar de uma modalidade esportiva de oposição, encontramos duas equipes adversárias que têm o mesmo objetivo dentro de campo, pontuar e impedir a pontuação do adversário (no caso, fazer o gol e proteger sua meta). Desta forma, todas as ações estão pautadas na alternância entre as ações de ataque e as ações de defesa.

Como forma de melhor compreender os esportes coletivos, Bayer (1994) constatou que todas essas modalidades apresentam uma série de princípios operacionais em comum. Entende-se princípios operacionais como as funções básicas desempenhadas pelo ataque e pela defesa durante uma partida.

Hoje, nosso foco será estudar e entender os três princípios operacionais de defesa, importantes para impedir o êxito da equipe adversária. 
São eles:

Recuperação da posse de bola → ações em que os jogadores buscam constantemente pressionar a equipe adversária a fim de recuperar a posse de bola;

Impedir a progressão da equipe adversária → ações defensivas de contenção com o intuito de fechar espaços, corredores e linhas de passe, impedindo assim a progressão da equipe adversária tanto pela condução da bola, quanto pela troca de passes;

Proteção do alvo (gol) → jogadores recuados e próximos uns dos outros, a fim dificultar as infiltrações e finalizações à gol.

No próximo post continuaremos a estudar os princípios táticos defensivos, agora de acordo com as definições de Costa, Garganta, Greco e Mesquita (2009).

Equipe TAKTIKUS

fontes:
BAYER, C. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivros, 1994.
MARQUES, R. F. R. A compreensão do futebol como um jogo esportivo coletivo e os princípios operacionais de Claude Bayer I. Universidade do Futebol. 2008. Disponível em: http://universidadedofutebol.com.br/ConteudoCapacitacao/Artigos/Detalhe.aspx?id=1643&p=

|

Um comentário:

  1. Excelente a postagem!!!! Parabéns!

    O conceito de se ter uma boa defesa é, além de ter bons jogadores no aspecto defensivo, ter a posse de bola e um posicionamento correto.

    Muitas equipes utilizam a linha de impedimento, porém ela pode dar muito certo em algumas ocasiões, mas também pode dar errado em outras vezes.

    Abraços,
    Jessica Corais

    PS: Estarei aguardando e acompanhando as próximas postagens.

    ResponderExcluir