15 de fevereiro de 2011

FUTEBOL - Equipe ou Genialidade?

|
Muitas vezes já ouvimos conversas e discussões em rodas de amigos com os assuntos:
Futebol não tem segredo, é só colocar a bola na rede!
Craque que é craque tem que jogar solto em campo, fazendo o que quer!
...
e por ai vai!

Antes de mais nada, para entendermos a aplicação da tática ao Futebol, devemos ter em mente que este se trata de uma modalidade esportiva coletiva, e que, como tal, deve ser entendido como o conjunto de ações coordenadas entre elementos de uma mesma equipe com um objetivo comum

Dessa forma, somos da opinião de que um jogador não faz uma equipe, mas uma equipe organizada, planejada e bem estruturada no campo de jogo, tem a capacidade de fazer um jogador brilhar.
Um exemplo prático é simples: o craque da atualidade Messi.
Em sua equipe, o Barcelona, o jogador coleciona prêmios e títulos, frutos de um futebol genial. Na Seleção Argentina, o mesmo brilho não se repete, ainda que desempenhe a mesma função tática dentro de campo.

Para Carlos Alberto Parreira, em seu livro Evolução Tática e Estratégias de Jogo, a soma das individualidades deve constituir uma equipe. Sem um esforço coordenado e comum, a eficácia torna-se muito reduzida.

Na nossa próxima postagem, analisaremos os conceitos de Tática e Estratégia aplicados ao Futebol. Ambos significam a mesma coisa? Qual a diferença entre os dois? Qual a aplicação prática desses dois conceitos no Futebol?

Até a próxima!

|

Um comentário:

  1. belo blog visitem o meu no www.diborsato.blogspot.com

    abraço e sucesso

    ResponderExcluir