23 de fevereiro de 2011

Sistemas de Jogo, Tática e Estratégia

|


Como vimos na nossa última postagem (confira aqui!), o Futebol faz parte do grupo das modalidades esportivas coletivas e têm como características principais a relação de cooperação entre os elementos de uma mesma equipe e a relação de oposição entre os elementos das duas equipes em confronto.

Para que essa relação de oposição/cooperação seja eficaz, é necessário que todos os integrantes da equipe saibam o que fazer. Para isso, cabe ao jogador fazer a leitura e interpretação do jogo, e decidir suas ações com base nas informações adquiridas previamente com o treinador.

Como forma de facilitar esse trabalho, o treinador conta com três formas de organizar taticamente sua equipe: o Sistema de Jogo que o time irá utilizar, a Tática Individual e Coletiva e a Estratégia adotada pela sua equipe. Muitas vezes, esses conceitos são confundidos e empregados de maneira errada.

Define-se Sistema de Jogo como a disposição inicial dos jogadores dentro de campo, organizados nos setores de defesa, meio-campo e ataque, sendo várias as formações, as quais são denominadas por números (4-4-2, 4-3-3, 3-5-2, etc.). Os Sistemas de Jogo são implantados de acordo com a Tática e a Estratégia de jogo adotadas de acordo com as preferências do treinador.

O Sistema Tático deve ser dividido em Tática Individual e Coletiva.
O primeiro, Tática Individual, trata-se da função desempenhada pelo jogador dentro de campo, tais como sua movimentação, postura ofensiva e postura defensiva.
Já o segundo, Tática Coletiva, consiste na organização de um setor do campo específico. É nesse caso que aplicamos as ações de marcação, cobertura defensiva, pressão, linhas de passe, tabelas e ultrapassagens, etc.. De acordo com o analista tático Eduardo Cecconi, todos os membros do grupo precisam saber como auxiliar uns aos outros na marcação, e como se movimentar organizadamente nas investidas de ataque.

Estratégia deve ser entendida como o posicionamento e a movimentação que o time adotará durante a partida, ou seja, é a maneira como a equipe se comportará dentro de campo. Times que se enfrentam com o mesmo Sistema Tático podem adotar Estratégias totalmente diferentes, com posturas mais defensivas ou ofensivas, por exemplo.

Considero esse post muito importante, pois esses conceitos são essenciais para se compreender melhor como uma equipe atua taticamente dentro de campo. Na nossa próxima postagem, abordaremos conceitos referentes aos Princípios Táticos Defensivos.
Até lá!

Equipe TAKTIKUS 

|

2 comentários:

  1. Muito bom, parabéns pelo trabalho.
    A maioria(inclusive alguns treinadores) desconhece essa parte tão importante pro futebol, a tática!
    Post educativo e agradável.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Renan. Felizmente a Análise de Jogo está crescendo no Brasil! Muito pelo trabalho de estudantes sobre o assunto, espero q aproveite não só esse blog, mas os outros da área, e os nossos dos times de sp! Abraço!

    ResponderExcluir