![]() |
(Foto: Ricardo Rimoli) |
Finalmente tem início o Campeonato Brasileiro. E o Corinthians consegue um ótimo resultado, já na primeira rodada, frente ao Grêmio, em pleno Olímpico.
Enquanto Alex e Emerson não estreiam, e outros reforços ainda negociam, Tite, põe em campo um time diferente.
Seguindo a análise anterior deste blog (clique aqui para ver) o comandante do Timão resolveu encostar, a princípio, o 4-2-3-1, que, recentemente, não vinha trazendo bons resultados.
O Corinthians veio a campo, então, em um 4-3-1-2, ou como preferirem, um 4-4-2 com o meio campo em losango. Esse sistema, semelhante ao do Grêmio, tem como característica as movimentações ofensivas dos volantes, além da função de enganche do meia armador.
![]() |
4-2-3-1 ou 4-4-2 losango. Esquema beneficia características do elenco. |
Paulinho, Ralf e Ramírez, bem postados, impediram os avanços de Lúcio e Adílson, e as movimentações de Douglas. Morais, se movimentando bastante atrás da dupla de ataque, deu lugar a Danilo, no começo do segundo tempo. Alteração que dificultou a saída de bola gremista, que começava com Rochemback.
O time não encantou, mas fez o suficiente para bater o adversário, fora de casa, e conquistar os primeiros três pontos do campeonato. Os méritos foram do meio campo, que bem postado, impediu o time da casa de criar situações de gol
O sistema usado, ontem, respeita melhor as caracterísiticas do elenco, que hoje, não supre as necessidades de funcionamento do 4-2-3-1, como dissemos em nosso post de semana passada. Talvez esse sistema, com meio campo em losango, também não seja a melhor opção para o time, que têm Jorge Henrique no banco de reservas. Porém foi suficiente para dar a importante vitória ao Corinthians.
Guiherme Carinhato
Equipe TAKTIKUS
Nenhum comentário:
Postar um comentário